quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Durante o período da gestação, qual é a situação do Espírito reencarnante? Livre ou preso?

Durante o período da gestação o Espírito reencarnante fica preso (contido), no interior do útero materno ou continua atuando livremente na Dimensão extra corpórea?
 
    Sugestões para pesquisa: Livro "Missionários da Luz" - André Luiz/Chico Xavier. Cap.13. Trechos:(...)"Observando que a forma de Segismundo se ligara a ela (mãe), por divino processo de ligação magnética, recebi a determinação de meu orientador para seguir-lhe de perto, o trabalho de auxílio na ligação definitiva de Segismundo à matéria". (...) "Em seguida Alexandre ajustou a forma reduzida de Segismundo, que se interpenetrava com o perispírito de Raquel (mãe), sobre aquele microscópico globo de luz, (óvulo fecundado) impregnado de vida". (...)"Espero, porém, caros companheiros, a visita reiterada de todos vocês ao nosso irmão reencarnante, principalmente durante a gestação do seu corpo futuro".

Livro - Life Before Life - Dra. Hellen Wanbach -l979 -Editora Freitas Bastos. As estatísticas realizadas pela Dra. Hellen revelam que em 750 pessoas pesquisadas (Regressão da Memória), 89% disseram que sómente se tornaram parte do feto ou se envolveram com ele após seis meses de gestação.

Livro dos Espíritos: Allan Kardec.Questão n. 344: Em que momento a alma se liga ao corpo? Resposta: A união começa na concepção, mas não se completa senão no instante do nascimento. Desde o momento da concepção, o Espírito designado para tomar determinado corpo, a ele se liga por um laço fluídico que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz (...)

Livro dos Espíritos: Questão n. 351. No intervalo da concepção ao nascimento, o Espírito goza de todas as suas faculdades? Resposta: "Mais ou menos, segundo a fase, porque não está ainda encarnado, mas ligado ao corpo. Desde o instante da concepção, a perturbação começa a envolver o Espírito, advertindo-o assim de que chegou o momento de tomar uma nova existência"(...)
Revista Espírita - Editora IDE ano 1995; ns. 1 e 2 " O corpo espiritual na concepção e encarnação".

fonte: http://www.espiritbook.com.br/forum/topic/show?id=6387740:Topic:807658&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Espírito e Matéria

   
Que definição podeis dar da matéria?
— A matéria é o liame que escraviza o espírito; é o instrumento que eleusa, e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce a sua ação.
Comentário de Kardec: De acordo com isto, pode-se dizer que a matéria é o agente, o intermediário com a ajuda do qual e sobre o qual o espírito atua.

23. Que é espírito?
— O princípio inteligente do universo.

25. O espírito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
— São distintos, mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência a esta.

27. Haveria, assim, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?
Sim e acima de ambos, Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é necessário ajuntara fluido universal, que exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propri
amente dita,demasiado grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela.

27 – a) Seria esse fluido o que designamos por eletricidade?
— Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações. O quechamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando, uma matéria mais perfeita, mais sutil, que se pode considerar como independente.

93. O Espírito propriamente dito vive a descoberto ou, como pretendem alguns, envolvidos por alguma substância?
 — O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser.
Comentário de Kardec:  Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar períspirito.

94. De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?
 — Do fluído universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

95. O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?
 — Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito; e é assim que ele vos aparece algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e mesmo palpável.
Comentário Meu: Somos como um Abacate, ( Isso mesmo, uma fruta) Com uma semente ( Espírito), uma polpa (Períspirito) e a casca ( Matéria). O perispírito vem do Fluido Cósmico Universal ( Ou mana, como queiram), A ma´teria vem do nosso globo, e o Espirito vem de Deus, ( Sim somos um pedaço de Deus). De forma genéria o que nos une a carne é o perispírito, essa é uma ligação fluidica e não é palpavel, que para muitos ( e para mim tbm), se encontra entre a Hipófise e o Córtex.

fonte: http://www.espiritbook.com.br/profiles/blog/show?id=6387740%3ABlogPost%3A808478&xgs=1&xg_source=msg_share_post