O que vocês veem no casamento dos dias atuais? Será algo voltado mais para a sociedade que para o próprio casal ou ainda há romantismo envolvido?
Acredito que o casamento é uma união muito importante entre espíritos afins ou entre seres que tenham algum resgate juntos para seu aprendizado, portanto, é um passo sério que deve ser dado com o cuidado que merece. Há muitas coisas envolvidas, filhos, a família de ambos, a vida profissional, etc... por este motivo é preciso pensar antes de tomar uma decisão deste porte. Infelizmente assistimos diariamente diversos casais, principalmente entre as "celebriddades" que acabam inspirando muita gente, vários casamentos que duram tanto quanto seu humor varia. Não se trata de moralismo, muitíssimo pelo contrário, acho que cada um faz o que lhe convir, a questão é que este casa-separa pode significar uma certa dependência do outro, pode esconder um vazio existencial que o indivíduo tenta preencher com uma nova paixão, pode ser carência, falta de amor próprio, etc... AMOR é o que falta, pq a paixão passa, ela não está lá nas horas mais difíceis, ela não chora junto com você...
Quando se ama mesmo não existe a necessidade de troca, seu amor lhe basta, ele está com você em todos os momentos e sabemos que encontrar o amor não é tão simples, não que ele não esteja por aí, mas pq as pessoas o procuram no lugar errado, procuram-no em uma noite de sexo, entre estranhos, em festas e bebidas...ou seja, onde ele não está!
O amor geralmente surge com a amizade, com a convivência, com o dia a dia... basta saber reconhecê-lo, exige sensibilidade, não sensualidade.
Creio que tem muito romantismo no mundo, o ser humano está no caminho certo, somente ainda não se trata da maioria, ainda há quem case por aparência, por dinheiro, por imposição ou por falta de auto-conhecimento e amor por si mesmo! Mas o universo há de transformar tudo isso e a humanidade irá conhecer o verdadeiro amor buscando relacionamentos mais saudáveis em todos os sentidos!
E a família? Houve mudanças significativas na família como um todo?
Da mesma forma como o casamento está sendo tratado como mercadoria a família tb está. Estes casais que não conseguem permanecer juntos por muito tempo acabam mudando seus caminhos e consequentemente, de seus filhos... A família hoje tomou novas formas em função da dificuldade que os 'adultos' têm de cumprir com seus compromissos e responsabilidades. Há muitas mães sozinhas cuidando dos filhos, há pais sozinhos, ambos abandonados pelos companheiros que deveriam lhes ajudar a tocar a vida e a educação das crianças. Mas há tb aqueles que moram separaddos seguem compartilhando as responsabilidades e criando novas famílias quando se casam novamente. Não importa quem seja ou como esteja estruturada, se há mães e filhos ou pais e filhos, ou avós e netos, ou tias e sobrinhos, o que importa é que onde tem amor e cuidados tem uma família, independente de qual seja a sua constituição, estão juntos e se cuidam, se apoiam, então são a família um do outro! Deus cria a família de acordo com as necessidades de cada espírito e suas necessidades!
E na sua família? Quanto ao lar, como é o seu? Sente-se bem nele?
Minha família é tuuuudo!!! Tanto aquela formada pela minha mãe e irmãos, e o pai que mora bem longe, quanto a que eu formei com meu querido e nossos filhos! São seres abençoados com quem posso contar sempre. Meu lar é meu canto no mundo, meu marido é meu melhor amigo e meus filhos são muito companheiros. Agradeço a Deus sempre por ter me permitido dividir esta vida com eles! Acho que quem fala mal de casamento é pq infelizmente ou teve uma experiência ruim ou presenciou e não soube tirar dali as devidas lições, pq não é pq um deu errado que todos serão assim. Conviver com as diferenças não é fácil, mas é o que nos faz aprender e evoluir como espíritos que somos. Sozinho ninguém aprende, ainda mais se isolando ou guardando amargura, se fechando para o amor. Por isso muitos ao menor sinal de crise partem para a separação ou para a briga com os irmãos e pais, quando o ideal é buscar o entendimento, a compreensão de que somos imperfeitos e erramos e que, portanto, não devemos julgar os erros do outro, mas sim aceitá-los e conviver com eles de forma harmoniosa. Ao lado das pessoas que amamos e que nos amam a vida ganha sempre um novo sentido!
O que caracteriza o lar para você?Como disse antes, o lar é meu canto no mundo, é onde fazemos nosso Evangelho aos domingos, onde conversamos e nos abraçamos, onde dançamos e pulamos, onde também brigamos quando se faz necessário para resolver algo que não pode ficar para depois - até pq adoece não falar, é preciso conversar sobre tudo, não deixar as coisas irem ficando maiores do que realmente são. Além do mais filhos tb dão trabalho e precisamos ser duros algumas vezes para que não cresçam sem os devidos limites.
Lar é onde se está com a família, seja ela formada por pai, mãe, avó ou tia... e se a pessoa se ama e se conhece, mesmo morando sozinha pode constituir um lar. Tudo isso desde que se tenha hábitos saudáveis, por que uma casa onde se mantém hábitos negativos, onde há violência, bebida em demasia, uso de drogas, etc, é só uma casa, mas não é um lar!
Um lar é onde recebemos e doamos amor, paz, cultivamos a fraternidade, a solidariedade, educamos os filhos para o bem e para o exercício da fé em Deus.
Onde permitimos que o Mestre Jesus entre e permaneça há um santo lar, onde não o convidamos e fazemos o contrário de seus ensinamentos definitivamente não há um lar verdadeiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário